Meus alunos iniciantes SEMPRE querem saber como aprender inglês morando NO BRASIL sem ter ninguém com quem praticar todos os dias assim como eu tive quando morei nos EUA por quase três anos. Abaixo segue uma parte muito importante da minha resposta a eles.

No final da década de 90, eu parei totalmente de assistir TV. Foi uma evolução natural, espontânea, claro. Não foi algo radical, da noite pro dia; eu simplesmente fui perdendo o interesse por aquele material de tão baixa qualidade até que acabei por abandonar 100% a televisão. Mesmo antes de começar a usar a internet eu já não assistia mais TV aberta nem a cabo. Antes da internet, eu adorava uma locadora de vídeos, adorava livros, revistas, e também quadrinhos (‘comic books’)! Hoje eu consumo e-books, audiobooks, podcasts, etc. Parei com as revistas em quadrinhos, pois elas estão ficando cada vez mais caras e o meu tempo ficando cada vez mais escasso.

E o material em VÍDEO, Lee? Bem, atualmente, sou inscrito em mais de 150 canais no YouTube, TODOS EM INGLÊS, claro; cada canal tratando de um assunto do meu interesse em diversas áreas de pesquisa, estudo, ‘hobbies’ e entretenimento. É importante que você ABRA UMA CONTA (é grátis) no YouTube para poder se INSCREVER nos seus canais favoritos, poder comentar, curtir/descurtir os vídeos e também poder enviar e receber mensagens dentro do site. Se você não sabe como abrir uma conta no YouTube, digite no navegador de pesquisa do próprio site: como abrir conta no youtube. Depois clique no ENTER, aguarde a página abrir e escolha entre os vários vídeos disponíveis ensinando como abrir a sua conta. Utilizando o seu navegador da web e os navegadores dos sites, você encontra o que quiser na internet, especialmente se você DOMINA O INGLÊS. 😉

Tanto o conteúdo dos vídeos quanto a seção de comentários dos mesmos são excelentes ferramentas para você adquirir mais vocabulário, principalmente porque a grande maioria dos vídeos do YouTube oferece legendas em inglês e você pode pausar e voltar quantas vezes quiser, baixar os vídeos, etc.

Essa mudança, de TV para YouTube, também foi fundamental para o meu treinamento. Não há absolutamente NADA que a TV te ofereça que o YouTube não faça mil vezes melhor. Filmes? NETFLIX e sites diversos. TUDO EM INGLÊS, of course!

DETALHES

Vou agora te dar detalhes sobre como tornar o processo de mudança divertido pra você. Vou também apresentar várias opções a fim de te mostrar que há um número enorme de tipos de material e assuntos pra você usar no seu treinamento.

A pequena lista de exemplos abaixo serve para você tirar idéias, escolher um ou mais itens e também serve pra inspirar você a se dedicar cada vez mais na escolha de material que te MANTENHA EMPOLGADO e se DIVERTINDO durante o seu treinamento inicial, o que vai te preparar para TOMAR AS RÉDEAS do aprimoramento e da manutenção do seu inglês.

Um tutor/professor de inglês pode te ajudar muito no início, até você chegar ao nível intermediário, mas vai chegar uma hora que você vai ter que dizer adeus pra ele/a e seguir por conta própria. Você não quer ficar dependente de um professor de inglês pro resto da sua vida, a menos que suas aulas sejam mais por um motivo terapêutico, ou social, ou por entretenimento, o que é normal ocorrer, e não há nada de errado nisso. Fora essas situações especiais, você DEFINITIVAMENTE não quer ser dependente de ninguém para manter o seu inglês.

Se você ainda não leu a sessão ‘Sobre Mim (?) deste site, assista ao vídeo abaixo onde eu disserto mais detalhadamente sobre a importância da independência para o aluno no que concerne o aprimoramento e a manutenção de seu inglês: ‘INGLÊS – AUTODIDATISMO’.

EXEMPLOS DE TÓPICOS P/ TREINAMENTO PASSIVO COM VÍDEOS

 *IMPORTANTE: essa abordagem é específica para as pessoas que adoram filmes, seriados, documentários e vídeos em geral e, além disso, tem tempo para se dedicarem à essa atividade – pelo menos UMA OU DUAS HORAS DIÁRIAS.

‘9 TIPOS DE VÍDEO QUE MANTÉM EMPOLGAÇÃO NO TREINAMENTO’

DOCUMENTÁRIOS DA VIDA SELVAGEM

Há um número enorme de documentários em HD, de quarenta, cinqüenta, sessenta minutos de duração (ou até mais longos) no YouTube e a grande maioria deles tem a teclinha de LEGENDAS EM INGLÊS (‘CC’) disponível no lado direito na borda inferior do respectivo vídeo. Clique nela para ativar as legendas em INGLÊS.

C.C.’ = Closed Caption (“legenda oculta”) /Subs’ = Subtitles (“legendas”)

TODO MUNDO tem um animal ou uma planta favorita. Descubra tudo sobre esse bicho ou essa planta em documentários no YouTube. Basta digitar o nome do animal/planta – em inglês – no navegador de pesquisa do próprio site e depois clicar ENTER.

‘WORLD’S MOST AMAZING VIDEOS’ & ‘TOP 20 MOST SHOCKING VIDEOS’

Esses são “vídeo cacetadas” com NARRAÇÃO em inglês, normalmente também apresentam o botão ‘CC’ de legendas em INGLÊS. Além de divertidos, esses tipos de vídeo são os que te expõe ao tipo de vocabulário mais desafiador em QUALQUER LÍNGUA: a descrição física de uma cena, de um evento envolvendo movimento, com vocabulário informal sendo utilizado para descrever movimentos físicos em eventos engraçados e/ou perigosos do dia-a-dia, do mundo profissional, dos esportes, do mundo animal, e também do entretenimento.

DOCUMENTÁRIOS BIOGRÁFICOS

Quais são os personagens históricos, ou artísticos, ou intelectuais, ou científicos, ou esportivos, ou celebridades que você sempre admirou – ou odiou? Há sempre alguém muito interessante cuja vida nos desperta interesse. Mesmo não sendo o inglês a língua dessa pessoa, há documentários em inglês sobre sua vida no YouTube. Pode ter certeza disso! Procure a tecla de legendas em inglês ‘CC’.

VÍDEOS DE RECEITAS CULINÁRIAS

Se você gosta de cozinhar, ou se interessa muito pelo assunto, nada melhor do que esse tipo de vídeo. Eles são bem curtos e trazem o vocabulário que você precisa para QUALQUER VIAJEM que fizer, pois você tem que comer TODOS OS DIAS durante a sua viajem, e nada pior do que não entender quase nada que está escrito no cardápio, ou não saber se expressar para perguntar alguma coisa ao garçom, ao funcionário da lanchonete, ou ao recepcionista do restaurante.

ENTREVISTAS

A duração desse tipo de vídeo varia bastante e, tal qual os vídeos de receitas culinárias, vídeos de entrevista podem ser usados quando, devido a algum imprevisto, o seu tempo disponível naquele dia ficou mais curto. Muitos dos vídeos de entrevistas são bem produzidos e tem alta qualidade de vídeo e áudio.

SHOWS DE ‘STAND UP COMEDY’

Específico para alunos avançados da língua. Por quê? É porque os alunos avançados já se ACULTURARAM. O que é isso? Aculturação é o conjunto de mudanças resultantes do contato do indivíduo com uma cultura diferente quando postos em contato direto e contínuo. O aluno avançado de inglês já se expôs tanto a essa nova língua que ele já entende porque uma certa piada sobre um prato típico de uma determinada região – ou sobre um político de exposição considerável – tem tanta graça. É EXATAMENTE a falta de aculturação que faz com que o aluno iniciante não entenda e/ou não ache graça da maioria das piadas contadas por americanos e/ou britânicos. O YouTube está repleto de stand up comedy em fragmentos e também shows completos. É uma excelente forma de SE DESAFIAR dentro do inglês. Eu literalmente DECOREI o show ‘RAW’ de Eddie Murphy ao vivo em New York, 1987. Já assisti DEZENAS de vezes.

VÍDEOS/DOCUMENTÁRIOS DE ‘MAKING OF’ E VÍDEOS ‘DIY

  1. Seja o ‘making of’ ( = “produção”) de um filme, de uma apresentação artística, da música/CD mais recente da sua banda predileta, de um evento cultural de renome, ou do comercial de um carro novo; aproveite a enorme variedade de vídeos deste tipo no YouTube.
  2. ‘D.I.Y.’ = DO IT YOURSELF (“faça você mesmo”). São vídeos ensinando a fazer sozinho de tudo que você imagina… e também coisas que você nem imagina. Desde como fazer sabonete caseiro, cortinas, cortar cabelo, e pequenos reparos em casa, até pontes de emergência, telhados ornamentais, ou aeromodelos mecânicos, etc. Há uma variedade INFINITA de vídeos desse tipo te esperando no YouTube. Use a tecla ‘CC’ sempre que ela estiver disponível!

 

DOCUMENTÁRIOS ‘BEHIND THE MUSIC’ (biografia de bandas/artistas solo)

Para os grandes fãs de música, bandas, cantores e cantoras, esse é um tipo de vídeo que você assiste mais de uma vez com toda a certeza. Para um fã, nada mais interessante do que saber todos os detalhes de seus ídolos desde o nascimento deles, mas o fã gosta de saber o que ocorre por trás das cortinas, longe dos holofotes, então essa série é PERFEITA! Os vídeos dessa série tem em média 45 minutos de duração, mas encontra-se alguns mais longos, como o do Nirvana que tem 90 minutos ou o do Journey que tem 60 minutos de duração.

AULAS & PALESTRAS EM VÍDEO

Você pode assistir fragmentos ou aulas inteiras filmadas em salas de faculdades e universidades nos EUA e no Reino Unido também. Basta digitar o assunto da aula e/ou o nome do professor no navegador do YouTube.

Você pode também assistir aulas mais didáticas, específicas em cada matéria com o famoso Salman Khan da renomada ‘Khan Academy’.

Qualquer problema escolar pode ser resolvido por ele com aulas curtas, simples, dinâmicas, fantásticas! Aproveite! Ele faz tudo ficar mais simples.

O mesmo leque enorme de opções se dá com as PALESTRAS. Simplesmente digite o assunto do seu interesse no navegador e clique ENTER. Muitas palestras são filmadas em HD e com um bom áudio. As palestras do TED TALKS são todas filmadas com altíssima qualidade de vídeo e áudio. Vale à pena dar uma conferida.

CONCLUSÃO

Lembre-se sempre que você está tentando introduzir cada vez MAIS INGLÊS no seu dia-a-dia. Para que isso aconteça de forma agradável e empolgante, é necessário você escolher assuntos pelos quais você tenha paixão. Assim fica muito mais fácil manter a sua empolgação e também o prazer durante o seu treinamento.

Depois de poucas semanas fuçando no YouTube, eu comecei efetivamente a acessá-lo diariamente para os meus noticiários matinais e noturnos, meus estudos, pesquisas, meu entretenimento, enfim, todo conteúdo em formato de VÍDEO passou a ser REALMENTE escolhido por MIM e não ditado por uma emissora de TV repetitiva, onde toda – ou a grande maioria da – programação é em português.

Com uma conta no YouTube, você pode escolher receber um e-mail de notificação toda vez que o seu canal favorito postar um vídeo novo. Depois que se inscrever no canal, basta clicar no ‘sininho’ que fica ao lado do botão “Inscrito” (em inglês fica “Subscribed”).

A sua conta de E-MAIL vai se transformar no seu GUIA DA TV, no seu “TV GUIDE”.     Os e-mails de notificação são organizados por ordem de chegada e você também pode reorganizá-los por ordem de importância, marcá-los e/ou adicioná-los à sua barra de favoritos da web. Você também pode abrir um nova conta de e-mail exclusivamente para a sua atividade no YouTube caso você venha a se inscrever em um grande número de canais como é o meu próprio caso.

Bem, desta vez é só. Deixe nos comentários abaixo a sua opinião sobre esse artigo, sobre o YouTube, sobre qualquer dúvida que você tenha relacionada a este assunto, e também deixe sugestões de algum assunto que você gostaria que eu abordasse aqui no nosso blog.

I’ll see ya next time.

Super abraço,

Lee