“SHADOWING” (imitar/arremedar) 

Pode ser realizado com vídeo ou com áudio.

Vamos usar a analogia abaixo pra entender melhor a idéia:

APRENDER INGLÊS  =  MUSCULAÇÃO
CÉREBRO  =  MÚSCULO

Okay, ao treinar com áudio textos ou com qualquer tipo de vídeo, eu instruo meus alunos a sempre repetir em voz alta tudo que eles ouvem. Não só isso, mas também tentar imitar a entonação e o tempo de quem está falando no áudio ou no vídeo. Se no vídeo tem um bêbado falando, imite a voz de bêbado dele; se for alguém exaltado ou nervoso, imite a exaltação e o nervosismo da pessoa. FAÇA ISSO SEMPRE… e REPITA!

Como isso te ajuda? É simples. Existe uma relação muito forte entre ‘PRONÚNCIA’ e ‘MEMÓRIA MUSCULAR’. Se você – no início – se força a arremedar tudo que ouve nos áudios e nos vídeos, você vai notar que no começo parece difícil, mas com a REPETIÇÃO da prática, vai ficando gradualmente cada vez mais fácil, igualzinho quando você vai na academia malhar pela primeira vez ou vai na sua primeira aula de natação ou de tênis. No primeiro dia parece bastante desafiador, mas com a continuação da prática, você vai aumentando o peso dos exercícios, o tempo dentro d’água ou o tempo das suas raquetadas – o “desafio” do primeiro dia começa a parecer até ridículo pra você.

Escrita

Quando você, de forma corriqueira e relaxada, está quieto ESCREVENDO um comentário em rede social, ou qualquer tipo de mensagem pessoal em inglês, seja por e-mail, inbox ou SMS, você está, inconscientemente, se preparando para a próxima vez que tiver que FALAR aquilo que está escrevendo agora, e quanto mais momentos desses você incluir no seu dia-a-dia, mais você está acrescentando ao seu treinamento.

Nesses momentos de relaxamento, há uma entrega muito maior do que aquela produzida nos momentos quando você conscientemente se PROPÕE a “estudar”.

Então, através do facebook ou qualquer rede social de sua preferência, você deveria procurar um grupo sobre algum assunto do seu interesse e começar a seguir as postagens e comentários das mesmas, até que você também comece a comentar e interagir dentro do grupo com freqüência DIÁRIA, nem que sejam apenas 10 minutos por dia. ADICIONE MAIS INGLÊS AO SEU DIA-A-DIA!

lendo em voz alta

Faz parte dos seus 20% de output.

Um pouco diferente do SHADOWING, ler em voz alta os textos, artigos, ou livros de vez em quando – ou frequentemente – E GRAVAR com o celular (para poder avaliar sua própria performance e fazer os ajustes necessários) é um exercício excelente no início do seu treinamento.

CANTANDO SUA MÚSICA FAVORITA… 100% CONSCIENTE DO QUE ESTÁ CANTANDO

APÓS a fase inicial dos áudio textos, você pode começar a incluir sua músicas favoritas ao seu treinamento. Cantar essas músicas – ou ir recitando junto com a canção – enquanto as ouve surte o mesmo efeito da leitura em voz alta e também do shadowing. Ajuda muito no treinamento da sua memória muscular.

treinando com filmes, seriados & documentários e vídeos em geral

A) Para Iniciantes

Passada a fase inicial, a fase dos áudio textos, você pode incluir filmes, seriados, documentários e vídeos em geral no seu treinamento diário. Uma das atividades mais poderosas que você pode realizar é “decorar”  – ou um documentário.

Você pode fazer isso com método. pausando o filme em toda legenda e repetindo a mesma 5 vezes …no mínimo!

  • Faça o que descrevo abaixo com cada legenda que aparecer na tela:

1ª vez – assim que a legenda da vez aparecer na tela, pause o filme – ou documentário – e traduza TODAS AS PALAVRAS que você não conhecer.

2ª vez – volte no começo da mesma legenda, dê PLAY e agora preste atenção ao ÁUDIO também enquanto acompanha a legenda com os olhos.

3ª vez – volte no começo dela de novo, mas agora RETIRE A LEGENDA, dê PLAY e preste atenção no áudio e na cena.

4ª vez – volte no começo dela de novo e REPITA EM VOZ ALTA o que é dito.

5ª vez – volte no começo dela de novo e agora ARREMEDE, IMITE a voz da personagem (“shadowing”) enquanto repete em voz alta.

Quando você chegar ao meio do filme, perceberá que, como a grande maioria das palavras está sendo REPETIDA, seu trabalho agora cai pela METADE, mas é possível ficar até 30 minutos em cada legenda no INÍCIO do seu treinamento se você começar com filmes, por isso é melhor se preparar com os ÁUDIO TEXTOS no começo da sua jornada.

Observações:

  • É perfeitamente normal repetir o 3º passo mais vezes que os outros passos;
  • Com exceção do primeiro, todos os passos podem – e devem – ser repetidos várias vezes;
  • O número elevado de repetições faz com que seja FUNDAMENTAL que você escolha um filme pelo qual você seja 100% APAIXONADO!
  • O melhor programa para fazer isso no seu PC ou no seu notebook é o ‘VLC MEDIA PLAYER’ (aquele do conezinho laranja e branco) devido a sua capacidade de voltar/adiantar o filme de 3 em 3 segundos e também de poder preencher toda a tela do monitor! Aqui está o link para download.

Eu já decorei VÁRIOS filmes, mas os mais divertidos foram:

  • PAYBACK (O Troco) com Mel Gibson;
  • ME, MYSELF & IRENE (Eu, Eu Mesmo e Irene) com Jim Carey;
  • ANALYZE THIS (“Máfia no Divã”) com Robert De Niro;
  • THE FEARLESS VAMPIRE KILLERS (“A Dança dos Vampiros”) de Roman Polanski.

B) Para INTERMEDIÁRIOS & AVANÇADOS:

  • À medida que você vai assistindo, REPITA EM VOZ ALTA tudo que é falado no filme, seriado, documentário, ou vídeo clipe com o qual você está treinando.
  •  ARREMEDE, IMITE a voz da personagem (“shadowing”) enquanto repete em voz alta.

Ao chegar ao fim do filme/episódio de seriado/documentário/etc, volte e assista ao mesmo de novo POR INTEIRO agora, e SEM LEGENDAS. REPITA mais algumas vezes no decorrer de UM MÊS. Isso é FANTÁSTICO para a MANUTENÇÃO do seu inglês!